DOURO

PATRIMÓNIO DA UNESCO

O Douro foi, em 1756, a primeira região de vinho do mundo a ser demarcada e regulamentada.

Ao longo do tempo, pelo trabalho das gerações, as encostas do vale foram-se transformando em socalcos para plantar a vinha que produz o conhecido Vinho do Porto, excelentes vinhos DOC Douro, espumantes e moscatéis. Dependendo da altura do ano, é possível encontrar essas encostas com amendoeiras e cerejeiras em flor, ou com o labor das vindimas.

A magnífica paisagem que ao longo dos anos inspirou poetas, escritores e artistas, foi classificada pela UNESCO Património da Humanidade, em 2001, como paisagem cultural evolutiva viva – o Alto Douro Vinhateiro.

Ao longo do vale do Rio Douro e seus afluentes, a interação entre o homem e a natureza coexiste de forma perfeita, com os Parques Naturais do Douro Internacional e do Alvão.

Na região do Alto Douro, em Vila Nova de Foz Côa, encontramos um dos maiores centros arqueológicos de arte rupestre da Europa, classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Percorrer o Douro é descobrir aldeias, vilas e cidades, conhecer o seu artesanato, saborear a sua genuína gastronomia acompanhada dos seus conceituados vinhos e participar em vindimas, lagaradas e outras manifestações populares.